terça-feira, 20 de abril de 2010

Risotos


Vamos começar com Risotos.
Vc aprende a base e solta a imaginação. Até no dia que vc estiver sem criatividade dá certo. O meu preferido é de Limão siciliano, porque fica refrescante e não pesa muito, tanto no verão quanto no inverno, e vc pode fazer vários acompanhamentos (dependendo nem há necessidade) como filés de peixe, paleta de cordeiro, carnes vermelhas... Tem um também, um que eu aprendi com uma amiga, que é o Risoto Mineirinho: com linguiça flambada na cachaça, couve adocicada e um ovinho de codorna estalado em cima para decorar... fica um "trenzinho mais lindo"!!! Semana passada fiz de Lagostini com camarão e molho pomodoro pra 10 pessoas... Pelo amor de Deus, não inventa de fazer Risoto pra mais de 8 porque no final vc tá com o braço parecendo que saiu da aula de musculação... na foto acima eram 20!!! O último acabou comendo um mexido pq o arroz já tinha soltado todo amido que podia... rs...

Ingredientes:



  • 200 gramas de arroz arbóreo

  • 1 cebola picada

  • 1 alho picado

  • 1 taça de vinho branco

  • 1 litro de caldo (carne, peixe, legumes ou frango)

  • 3 colheres de manteiga

  • queijo parmesão a gosto(ralar na hora)

Pique a cebola em quadradinhos pequenos e refogue em 2 colheres de manteiga até dourar. Enquanto isso, prepare o caldo de sua preferência e deixe ferver (depois vou falar de como preparar caldos, mas se vc não tiver se antecipado, use o caldo de caixinha dissolvido em água mesmo). Jogue o vinho(não compre o mais barato pq é vinho pra cozinhar, ele tem que ser bom) e deixe evaporar. Vá regando o arroz, com o caldo e mexendo sempre até secar. Desligue o fogo, acrescente o queijo e a manteiga(para dar brilho e sabor) e uma pitada de pimenta.


Dica:Semana passada fui ao Mercado Central e descobri um tempero delicioso que se chama "Lemon pepper": um pozinho amarelo levemente apimentado com um gostinho de limão maravilhoso.


Esta é a base do risoto, quando estiver na penúltima água acrescente o seu ingrediente como eu disse acima. Ah! outro sabor de Risoto que eu amo é de presunto de parma com shimeji(cozinhe o shimeji antes na manteiga) ou de tomate cereja, muzzarela de búfala e manjericão fresco(jogue o manjericão só quando desligar para não murchar)...


Bom feriado!

Um comentário:

  1. FÁ,
    Carol me falou de seu blog, já coloquei o mesmo nos meus FAvoritos.
    Enquanto isso resolvemos, eu, minha sogra e minha cunhada, te pedir pra você vir no Dia das Mães, nos ensinar e fazer com a gente um Risoto dos seus, básicozinho, sabe como é?
    TiChico vai fazer o rango principal, e você podia fazer o seu risoto, ou quem sabe ensinava nós, pobres mortais a fazer o mesmo?
    Adorei seu blog, sobrinha, estarei sempre por aqui, tá bom?
    Bjim
    Andrea, tia(?????) do Didigo(???) (não dá pra eu ser só Andrea Godoy, não? e aí você me reconhece?)

    ResponderExcluir